Depressão pós-férias
Depressão pós-férias

Como lidar com a depressão pós-férias

1. Planeje a próxima viagem

Segundo uma pesquisa do – atenção – Jornal Oficial da Sociedade Internacional dos Estudos de Qualidade de Vida, a parte mais feliz de uma viagem não é a viagem em si, mas o planejamento, a excitação e a antecipação de tudo. Então quando você estiver no aeroporto ou no voo de volta pra casa, não perca tempo e comece a planejar as próximas férias!

2. Encare a realidadedepressão pós-férias - Encare a realidadeAcampando no Zion National Park… férias para serem lembradas pra sempre

É fundamental perceber que o que você está sentindo é “apenas” o efeito pós-férias e nada mais sério. Você pode até sentir que a sua vida é insuportavelmente chata agora, mas respire fundo e tente lembrar-se sempre do que sua vida tem de bom. A verdade é que viver é incrível, independente de onde você estiver.

3. Prepare-se para voltar pra casa – antes de você sair

A empolgação pode ser tanta que é normal a tentação de sair correndo e deixar pra trás leite na geladeira ou emails de trabalho sem responder – mas tente sempre preparar o seu retorno. Voltar para o trabalho depois de uma viagem é sempre difícil, mas saber que você deixou tudo organizadinho vai ajudar a relaxar por completo durante as férias. E em casa, não deixe tudo espalhado pelo chão de casa antes de viajar – ah e, claro, não esqueça de jogar o leite fora.

4. Aprecie as lembrançasdepressão pós-férias - Aprecie as lembrançasEncantados com as surreais paisagens do Antelope Canyon

Sim, lá está você sentado na sua mesa novamente, mas não precisa ficar olhando para a tela do computador o dia inteiro. Imprima uma foto da sua viagem (sim, uma foto de papel, lembra dela?) e cole perto do seu computador. Isso vai ajudar a manter fresco o espírito das férias e te inspirar para voltar lá – ou outro lugar novo – o quanto antes. Se você estiver no Instagram, a gente adora o aplicativo Lalalab: basta escolher as suas fotos do Instagram que deseja imprimir, e eles te enviam pelo correio (em alguns destinos).

5. Vá com calma

Vá com calma e seja bonzinho com você mesmo. Se possível, tire um ou dois dias para reajustar-se à vida, arrumar e lavar as coisas e por o sono em dia. Se precisar voltar direto para o trabalho, prepare o seu retorno antes de sair (veja o item 3), e tente recomeçar no meio da semana – assim sua primeira semana será curtinha! De acordo com o nosso Estudo Anual de Passagens, o dia mais barato para voar é terça-feira, então melhor ainda!

6. Faça um “weekend break”depressão pós-férias - Faça um “weekend break”Ah não! Deixei minhas chaves na praia!

Suas próximas férias não precisam ser daqui a anos ou a milhares de quilômetros de distância – por que não fazer um “weekend break”, ou um passeio de final de semana? Fique no seu Estado mesmo ou algum lugar próximo – às vezes o mais importante é simplesmente sair da cidade (se quiser algumas dicas pelo mundo, confira a seção Cidades do nosso blog).

7. Mude algo

Voltar de uma viagem e ver a sua casa e todas as suas coisas velhas pode ser um pouquinho deprimente. Então não por que não fazer uma mudança? Aliás, a vida não parece tão menos complicada quando se está vivendo apenas com uma mala? Jogue as tranqueiras fora e faça uma limpa na sua casa, e você terá um novo espaço para o seu novo “eu”.

8. Exercite o corpo e a mentedepressão pós-férias - Exercite o corpo e a menteQuer recriar aquele sentimento de pedalar por Key West? Então, suba em uma bike!

Ok, a gente sabe que ninguém quer ficar lendo que você precisa fazer exercícios… mas não tem como negar a ciência: sabe toda aquela endorfina que corre nas veias enquanto você está viajando? É a mesma que corre em você quando você faz exercícios. Mas se você é do tipo que detesta academia, apenas saia pra rua e socialize. Andar com os amigos e manter o humor em alta vai ajudar bastante – apenas sem os benefícios físicos…

Tentamos fazer dessas dicas para acabar/aliviar com a depressão pós-férias as mais realistas e alcançáveis possível – e você nem precisa tentar todas. Experimente uma e se não der certo, tente outra. E lembre-se: onde você mora não é de todo mau, e sua próxima aventura pode estar mais perto do que você imagina…