Total de visitas: 38048
Não reserve os hotéis na última hora – grandes são as probabilidades de dar errado. As chances de você economizar dinheiro com reservas de última hora são mínimas; e ninguém merece sair andando pela rua à cata de um hotel decente quando chegar no seu destino. A melhor coisa é reservar hotelcom antecedência (o mesmo vale para as passagens aéreas – reserve sua passagem 53 dias antes para conseguir a melhor tarifa!)
Pense bastante se vale reservar uma passagem área ou quarto de hotel “flexível” (com política de cancelamento). Eles podem custar um pouco mais, mas poderão significar grande economia lá na frente.
Você precisa de um visto? É bom sempre checar se você precisa ou não de um – inclusive para os países pelos quais você estará apenas passando – e quanto tempo leva para conseguir cada um. Se você já tem um, certifique-se que estará válido para toda a sua estadia.
Certifique-se que seu passaporte é válido para mais do que a sua viagem completa; alguns países não deixarão você entrar se não for! Lembre-se de checar antes as regras de passaporte para cada país que você vai viajar. Diversos países exigem que o passaporte esteja válido por um certo número de meses a partir da data de entrada e outro tanto depois que você deixar o país.
Vacinas! Ninguém gosta delas, mas melhor com elas do que sem elas. Não deixe de tomar todas as medicações e vacinas recomendadas e/ou obrigatórias, e cheque se as suas já existentes estão atualizadas. O ideal é fazer com pelo menos oito semanas de antecedência. Algumas vacinas precisam ser tomadas bem antes, para que o seu corpo desenvolva a imunidade necessária.
Muitos países não deixam você entrar se não tiver um voo de volta já reservado – então vale checar as regras para o seu destino antes de viajar, e traga sempre uma cópia do sua passagem na bagagem de mão.
Se você está viajando com qualquer tipo de cartão de desconto, como carteira de estudante ou aposentado, cheque sempre se eles estão válidos. Ou prepare-se para pagar o preço normal.
Se for viajar carregando dinheiro, não guarde todo em uma mesma bolsa. Assim, se você perder uma bolsa, sempre terá um pouco na outra.
Tire cópias ou escaneie os documentos mais importantes – passaporte, bilhetes, confirmações de hotel etc. Dê uma cópia para alguém responsável (como a sua mãe) e leve a outra consigo.
Mande um e-mail para você mesmo com todos os detalhes possíveis – como passaporte, dados dos voos, telefones úteis e tudo mais. Vá que sua carteira ou telefone se percam… sempre haverá salvação!
Ligue para o seu banco e avise exatamente onde você vai estar e em que datas, para evitar que seu cartão de débito/crédito seja bloqueado. Muitos bancos têm limite mensal de saque, então vale checar isso antes também. E não esqueça de anotar a melhor maneira de contatar o seu banco do exterior em caso de necessidade.
É melhor olhar de novo para aquela pilha de coisas para empacotar. Será mesmo que você precisa de quatro pares de sapato e seis calças? Menos é mais na hora de fazer a mala. Em caso de dúvida
Aquilo é shampoo ou desodorante na sua bagagem de mão? Os vidros têm menos de 100ml? Lembre-se de que todos os líquidos devem ter (ou então prepare-se para abandoná-los na hora de passar pela segurança nos aeroportos).
Confira de novo seu seguro de viagem (o qual você tem, certo?). Certifique-se de que ele cobre tanto onde você vai estar como o que vai estar fazendo. E tenha sempre uma cópia com você o tempo todo.
Confira se sua câmera está funcionando ok – e você tem espaço suficiente para todas as suas fotos e vídeos.
Garanta sempre o carregador e adaptador corretos. Ninguém merece ficar sem bateria bem na hora de postar aquela foto incrível no Instagram.
Veja se você sabe os telefones de emergência dos lugares para onde você está indo. Apps bacanas para isso são o Emergency Numbers (Android) ou Emergency Phone Numbers(iOS), que dão os números de emergência locais via GPS, ou busca manual se você estiver offline.
Baixe um guia da cidade e descubra o destino por si só!
Reserve uma troca de roupa (leve) na sua bagagem de mão, para o caso da bagagem que foi despachada sumir. Aliás, vale também incluir desodorante, escova e pasta de dente, caso o seu hotel não forneça.
Desbravar um lugar novo e desconhecido pode ser uma experiência e tanto. Agora que você está fora de sua zona de conforto – carpe diem!
É isso que importa – seja sempre curioso e interessado pela vida!