Total de visitas: 38056
Mudanças sempre geram ansiedade e aquele frio na barriga, e mesmo assim muitas pessoas têm pensado em largar tudo e investir em um novo lugar para chamar se seu. Não, não estou falando só de mudar de casa… Estou falando de mudar de país.
A melhora na qualidade de vida, aquele emprego dos sonhos, novas experiências e oportunidades levam milhares de pessoas todos os anos a pensarem em abandonar a vida que tem e sair em busca de seus sonhos em outros países.
Mas como decidir para onde ir. É preciso muita pesquisa para avaliar as opções e identificar onde será mais fácil se adaptar, onde terá melhor oportunidade de emprego, custo de vida, etc. Recentemente a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou uma lista onde foram classificados os países com melhor qualidade de vida e oportunidades de emprego do mundo.
Os fatores levados em consideração foram moradia, renda, emprego, educação, meio ambiente, saúde, segurança, satisfação pessoal e conciliação entre vida e trabalho. Confira a lista com os 10 melhores países para brasileiros migrarem:
O país é altamente industrializado e tecnologicamente avançado, oferecendo altos salários quando comparados a outros países. A capital, Sidney, possui escritórios de quatro das dez empresas mais ricas e influentes do mundo.
A Austrália é o país preferido da geração “millenials” (pessoas nascidas a partir do início da década de 80) para viver devido aos bons salários, ótimas oportunidades de emprego e principalmente por serem muito bem recebidos como estrangeiros. O idioma inglês também é um fator favorável.
A principal maneira de chegar à Austrália é através de um visto de estudante. Primeiro é preciso escolher a cidade e o curso que pretende estudar (atenção: o curso dever possuir o CRICOS, um número que possibilita ao curso a emissão da COE – Confirmação de Matrícula – para aplicação no visto de estudante).
Outra dica importante é escolher inicialmente um curso de inglês, caso você não seja fluente. Isso ajudará a interagir no seu dia a dia e conseguir emprego. O visto de estudante exige que você estude pelo menos 21h por semana e permite trabalhar legalmente até 40 horas por quinzena.
A Austrália possui ainda um programa de imigração para profissionais qualificados (Skilled Migration Program – SkillSelect) que dá direito a trabalhar no país sem limitações, também acesso a alguns benefícios do governo.
Para se candidatar é preciso que a sua profissão esteja na lista de demandas publicada pelo governo. Neste caso será necessário homologar o processo de reconhecimento da profissão (Skills Assessment), ter nível avançado de inglês e atingir pontuação mínima (60 pontos) em um teste de atributos criado pelo Departamento de Imigração australiano, onde será avaliado tempo de experiência de trabalho, estudo, idade, nível de inglês, entre outros.
O país se mostra uma grande oportunidade para construir uma carreira de sucesso para quem deseja trabalhar em grandes indústrias.
O ponto forte do país é o comércio exterior de eletrônicos, automóveis, medicamentos, ferro e aço. Diversas empresas mundialmente reconhecidas têm sede na Suécia.
Para imigrar para a Suécia o candidato deverá solicitar autorização de residência, para estudo ou trabalho, através do site da Embaixada da Suécia no Brasil. É um processo online e há cobrança de valores para a concessão do visto de trabalho pode demorar de três a nove meses e é necessário já ter uma oferta de emprego.
Para o visto de estudante, as informações sobre as universidades e programas de bolsas de estudo também estão disponíveis no site.
Esse país já foi considerado o melhor lugar do mundo para se viver, sendo ainda muito procurado por imigrantes buscando melhor qualidade de vida e salários atrativos. Possui o 4º PIB per Capita mais elevado no mundo.
Para imigrar para a Noruega é preciso solicitar o visto através da Embaixada da Noruega no Brasil, em Brasília, ou do Consulado Geral, no Rio de Janeiro. O processo será avaliado pela Direção Geral de Imigração do país, responsável pela concessão dos vistos.
Para o visto de trabalho será feito um cadastro, haverá apresentação de documentos, candidato fará uma entrevista e há pagamento de taxa.
Para estudar na Noruega é preciso que o estudante esteja cadastrado em algum programa de intercâmbio ou bolsa de estudos.
A população dinamarquesa é considerada a mais honesta do mundo e a segurança local é um grande diferencial no país, assim com a felicidade coletiva.
Permissões de residência são concedidas apenas por tempo determinado em alguns casos como programas de Au Pair, Imigração familiar, para estudos ou trabalho.
Os pedidos de visto são concedidos pela Embaixada da Noruega, em Brasília, ou pelo Consulado Geral da Noruega, no Rio de Janeiro.
Somente depois de seis anos morando legalmente na Dinamarca será possível a concessão de visto de residência permanente. Outra forma de imigrar para o país é entrar como estudante por meio de programas de bolsas de estudo ou de especializações em parceria com universidades brasileiras.
Atualmente o Canadá é muito procurado por pessoas em busca de oportunidades profissionais. O país oferece excelente qualidade de vida e boas chances de emprego, e vem se destacando principalmente na área de TI.
O Canadá conta com um sistema de incentivo à imigração para profissões com grande demanda de vagas e estimula também a entrada de estudantes.
É preciso preencher um formulário no site oficial do Governo do Canadá, ou das províncias locais, onde serão pontuados diversos requisitos exigidos pela imigração.
Ter uma proposta de emprego ajuda bastante na obtenção do visto de residente. Outra opção é entrar como estudante matriculando-se em algum College ou University.O visto de estudante permite também que a pessoa trabalhe por até 20 horas semanais.
Mesmo depois da crise de 2008 os Estados Unidos continuam sendo o sonho americano de vários brasileiros. Apesar de nem todas as histórias felizes contadas serem verdadeiras, imigrar legalmente nos Estados Unidos pode ser uma grande oportunidade.
As melhores maneiras de entrar é ir como estudante, pois isso permitirá que você trabalhe legalmente, ou então encontrar uma empresa que contrate estrangeiros e patrocine o seu visto ou ainda investir no EUA (mínimo de $500 mil dólares) ou então ser transferido para uma empresa que possua escritório em terra americana também são boas opções. As informações de concessão de vistos podem ser obtidas no site da Embaixada Americana no Brasil.
Excelente qualidade de vida, sistema de saúde exemplar, baixíssimas taxas de criminalidade, sistema educacional desenvolvido, políticos que trabalham a serviço da população e, além disso, paisagens deslumbrantes.
A imigração para a Nova Zelândia é bastante facilitada, sendo que o processo é descrito claramente no site oficial do governo.
Existe uma lista de profissões com alta demanda e para imigrar será preciso passar por uma avaliação que pontuará os requisitos do candidato. Investidores e empresários também podem solicitar o visto de entrada no país. Além disso, existe o visto de estudante temporário.
Como outros países nórdicos, a Islândia também é exemplo de qualidade de vida, segurança pública, belas paisagens e igualdade social.
Para conseguir um visto de trabalho é necessária uma oferta de emprego prévia. Outra possibilidade é conseguir uma bolsa de estudos em uma das sete universidades do país.
O visto de estudante permite trabalho por até 20 horas semanais. Os processos de concessão de vistos são conduzidos pelo Consulado da Islândia no Brasil.
O país é considerado um dos melhores lugares para viver e criar filhos. Para morar na Finlândia é preciso ter uma permissão de residência, que pode ser de caráter temporário ou permanente.
A concessão do visto de residência é feita em casos de trabalho, estudo, descendência, etc.Para conseguir o documento é preciso dar entrada na Embaixada ou Consulado da Finlândia no Brasil. Depois de quatro anos ininterruptos como residente legal, poderá ser concedida uma permissão de residência permanente.
O país é um dos mais procurados por brasileiros, talvez pela facilidade do idioma, ou por ser “o Brasil na Europa”. Apesar de não estar no topo das listas de melhores países em qualidade de vida, Portugal possui bons índices de saúde, segurança, educação e principalmente custo de vida.
Recentemente foi assinado um acordo entre Portugal e Brasil, que facilita ainda mais a imigração de brasileiros para o país com o intuito de trabalhar.
As melhores maneiras de morar em Portugal são através de visto de estudo, trabalho, empreendedor, rendas próprias (aposentado, por exemplo) ou na compra de imóvel.
Cada visto exige a apresentação de diferentes documentos e os requisitos podem ser verificados no site do Consulado Geral de Portugal.
O que você achou da nossa lista com os 10 melhores países para brasileiros migrarem ? Ela foi útil para você? Então deixe seu comentário no espaço abaixo, e aproveite para compartilhar essa página nas suas redes sociais.